Período de solicitação de matrículas escolares para 2026 segue aberto até 1º de dezembro

22 de novembro de 2025 às 14:41

Processo é disponibilizado para estudante ou responsável totalmente on-line pelo site do Governo de Goiás

O período de solicitação de matrículas para o ano letivo de 2026 na rede pública estadual está aberto até o dia 1º de dezembro, com processo totalmente on-line. O Governo de Goiás já registrou 301 mil pedidos de vagas até o dia 19 de novembro.

Para a matrícula, estão disponíveis as seguintes modalidades de ensino: Fundamental Regular, Fundamental EJA (Educação de Jovens e Adultos), Médio Regular, Médio Profissional (com curso técnico) e Médio GoiásTec (mediado por tecnologia).

Ao realizar a solicitação, o estudante ou responsável precisa ter em mãos as seguintes informações: CPF e data de nascimento do estudante; nome completo do estudante, da mãe e do pai; sexo e cor/raça; endereço; além de três opções de escolas estaduais desejadas.

Serviço
Passo a passo para solicitar a matrícula:
1 – Acesse o site do governo
Entre no endereço {hiperlink} https://matricula.go.gov.br/ e clique no botão “Quero solicitar Matrícula”. O sistema abrirá o formulário de preenchimento.

2 – Preencha os dados do estudante e do responsável
Informe corretamente os dados pessoais e os contatos. A Secretaria da Educação poderá usar essas informações para corrigir possíveis inconsistências e enviar o comprovante de matrícula.

3 – Selecione os tamanhos do uniforme escolar
Após preencher os dados, o sistema solicitará os tamanhos das peças do uniforme que o estudante receberá. As peças serão produzidas exatamente conforme as informações registradas, sem possibilidade de alteração após o encerramento do período de solicitação. Consulte os tamanhos em {hiperlink} https://portaleduca.educacao.go.gov.br/uniformes.

4 – Escolha da escola e do curso
Selecione o nível de ensino (Fundamental ou Médio) e informe três opções de escolas, em ordem de prioridade:

5 – Confira o resumo da solicitação
Antes de finalizar, o sistema exibirá um resumo com todos os dados informados. Verifique se tudo está correto e clique em “Finalizar”.

6 – Finalização da solicitação
Após confirmar, aparecerá a mensagem “Solicitação finalizada com sucesso!”. Um comprovante será enviado para o e-mail cadastrado. Caso não apareça na caixa de entrada, verifique as pastas “Spam”, “Lixo eletrônico” ou “Promoções”. Na tela final é possível visualizar o comprovante ou iniciar uma nova solicitação.
Após a conclusão, o estudante maior de idade ou o responsável pelo estudante menor deve retornar ao site entre 15 e 19 de dezembro para verificar em qual escola o aluno foi alocado e comparecer à unidade para efetivar a matrícula.

Pontos de apoio
Todas as escolas estaduais funcionam como pontos de apoio para atendimento e esclarecimento de dúvidas sobre o processo de matrícula. Até 1º de dezembro também é o período válido para estudantes que desejam renovar a matrícula ou solicitar transferência para outra unidade escolar.

Fotos: Seduc

Legenda: Interessados em se matricular na rede estadual de ensino tem até dia 1º de dezembro para efetuar pedido

Secretaria da Educação – Governo de Goiás